Melhor que aprender a programar é aprender a criar coisas

No começo…

Caraca, adoro videogame! Ia ser irado poder criar um jogo! Vou aprender a programar! \o/

ou

Quero poder criar um site irado, tipo o facebook mas só sobre videogames!

Aí faz uns tutoriais de PHP, lê um monte de blogs e artigos sobre frameworks, bancos, gems e bibliotecas do momento, cursa o Rails for Zombies, assina o Code School

Poucas semanas ou meses depois:

Que saco!! To cansado de ler um milhão de tutoriais, correr atrás de plugins/ gems, aprender o novo framework da moda, controllers, models, mailers, IDEs, erros no terminal, problemas com os comandos do git, erros de sintaxe, bugs, conflitos entre versões de gems…

A culpa é dessas pessoas? NÃO! Programar realmente não é algo divertido!
(╯°□°)╯︵ ┻━┻)

É tudo questão de perspectiva

Sabe o que é realmente divertido? Criar coisas! Inclusive, foi isso que me fez terminar minha graduação em design digital mas focar em ser programador: poder tornar realidade as minhas idéias!

Poder mostrar pras pessoas algo que foi criado a partir de uma mera idéia. Ou quem sabe até criar algo que deixe a vida dessas pessoas mais fácil, mais simples ou mais feliz.

Comece com algo pequeno, talvez um site feito apenas com HTML e CSS. Ou pegue uma idéia de um projeto bem simples, a menor que você conseguir pensar e que seja possível criar em um final de semana ou em algumas poucas semanas e torne-a realidade!

Alguns exemplos pra você se inspirar:

Não precisa ser algo enorme ou muito complexo. A parte divertida é criar algo! O processo de tornar sua idéia em algo real, tangível. Algo que você possa mostrar pra outras pessoas e que elas possam usar!

Comece agora mesmo!

Pare e pense em algumas idéias que você já teve ou anotou em algum lugar, filtre as mais complexas, pegue a menor de todas e comece agora mesmo a codar \o/

Não sabe por onde começar? Deixa um comentário com sua dúvida que ajudarei de boa.

ps: em 2014 dei uma lightning talk relacionada a este tema mas um pouco mais técnica: Tem uma ideia de um projeto? Você pode desenvolve-lo em apenas 1 final de semana!

Leave a Comment