Tem alguns conceitos de negócios que acho importante todos que trabalham com web (designers, marketeiros, programadores, Product Owners…) conhecerem. A Estratégia do Oceano Azul é um deles.
Resumo (tl;dr)
Essa estratégia afirma que em um mercado altamente competitivo, onde uma empresa está tentando matar a outra, o resultado é um oceano vermelho de sangue onde rivais lutam por lucros que encolhem cada vez mais.
Ao invés disso, as empresas devem procurar por novos espaços no mercado e formas de reinventar a indústria. Evitar a competição ferrenha e focar em inovação.
Criando assim seu próprio oceano azul (mercado ainda sem competidores), evitando o oceano vermelho (mercado saturado e ultra concorrido).
Pontos-chave
- essa estratégia não é apenas teórica, ela foi criada a partir de um estudo de 10 anos que analisou empresas que se tornaram bem sucedidas e outras que falharam em mais de 30 indústrias diferentes.
- seguindo essa estratégia, você não precisará ser melhor do que as empresas atualmente no mercado. Seu objetivo é redefinir os limites do mercado e operar nesse novo espaço criado.
- o objetivo é criar e capturar uma nova demanda, uma nova fatia do mercado.
- ao evitar a concorrência acirrada do mercado atual, você não precisará reduzir sua margem de lucro para se tornar competitivo.
Exemplo: Cirque du Soleil
Na época que a compania foi criada, nos anos 80, os circos eram focados em entretenimento leve para toda a família mas principalmente para as crianças.
O Cirque du Soleil mudou completamente o jogo ao criar uma experiência artística sofisticada e cortar algumas das coisas mais famosas do circo: palhaços e animais.
Focando muito na qualidade do espetáculo, com alguns dos melhores artistas do mundo, inovou ao criar performances que ninguém nunca havia visto antes.
Com esse foco completamente diferente, ao invés de tentar atingir crianças como público-alvo, os adultos eram agora os interessados em comprar ingressos para esse novo tipo de circo. E ainda por cima pagavam muito mais pelos ingressos do que os circos tradicionais cobravam.
ps: não assista o espetáculo Toruk, achei bem fraco ?
Na prática
Se você leu o post até aqui, já fez o mais importante. Já aprendeu o que é a estratégia, o que ela prega, como funciona e qual seu objetivo.
É o suficiente para entender quando alguém cita-la em uma conversa ou palestra, para recomendar a alguém, ou para ir atrás de mais informações caso algum dia precise.
Caso deseje colocar a estratégia em prática, aplicando em alguma ideia de negócio ou ao verificar como está o mercado de alguma indústria, o site oficial do livro tem uma série de ferramentas que você pode utilizar.
Se quiser aprender em maiores detalhes, compre o livro, tem uma edição em português.
3 Comentários
27/11/2020
É um conceito bem interessante. Embora acredito que não seja algo muito simples de ser executado, não é mesmo?
Acredito que o tempo demandado pra conseguir alcançar esse “novo mercado” leva tempo e muitos erros e acertos?!
Vou dar uma lida no post que você indicou, e se pá pego o livro!
27/11/2020
Também acredito que não seja fácil de aplicar. Ela disponibiliza uma série de ferramentas que lhe ajudam a encontrar essas oportunidades de oceano azul.
Não é uma bala de prata, é uma metodologia para lhe ajudar a resolver certos problemas, como por exemplo: “como faço para entrar nesse mercado mas não concorrer diretamente com essas outras 20 empresas?”.
Porém, ainda será preciso validar se esse novo mercado está realmente disposto a pagar pelo novo serviço que está vendendo. De repente estarão dispostos mas apenas um valor que não cobre os custos de produção. E depois, como você falou, ainda terá que se descobrir uma forma de atingir esse público-alvo, o que também pode não ser fácil.
30/11/2020
Não conhecia essa parada, mas é bem interessante.
As pessoas tendem a pensar que “se algo está bombando, tem um pedaço pra mim também”, mas esquece que aquele tópico que quase ninguém tá explorando, ou está explorando meio de qualquer jeito, poderia ser melhor produzido e te levar onde você pretende chegar.