Pra quem está cursando uma faculdade ou trabalhando com algo que não gosta

Pra quem está cursando uma faculdade ou trabalhando com algo que não gosta

O vídeo abaixo pode parecer meio fake, tem uma pegada Tony Robbins, mas eu realmente não ligo se é fake ou não. O que importa pra mim é a mensagem que ele passa, uma que concordo fortemente.

Todos sentimos algum tipo de pressão na nossa vida profissional/financeira. Seja dos nossos pais querendo que sigamos uma carreira específica, seja porque você agora tem um filho pra cuidar e precisa ganhar mais dinheiro, ou porque sente que precisa provar algo a alguém.

Eu tive sorte

Não foi mérito meu, foi uma grande sorte ter descoberto durante minha adolescência que gostaria de “trabalhar com internet”. A princípio achei que seria webdesign, mas depois me encontrei na programação 🤓

Isso me permitiu simplesmente ignorar uma das maiores pressões que os adolescentes sentem: passar num vestibular de faculdade pública. Afinal, a faculdade que mais me interessava era particular e eu ainda seria da primeira turma deste novo curso. Outra sorte!

A área de TI tem outro enorme ponto positivo: ela é regida pela meritocracia! O código que escrevemos, e é interpretado pelo computador, não vê credo, raça ou religião. Além disso, muitas empresas sequer exigem diploma para contratar alguém como programador, incluindo algumas que pagam muito bem.

Marketing, Atendimento, Design, Negócios, Comercial…

O que muitas pessoas não enxergam é que diversas outras áreas, além de TI, podem também assumir todos esses pontos positivos que citei acima. Quando essas áreas estão ligadas à internet!

Você não precisa de uma graduação em Marketing pra trabalhar com marketing digital. Eu te garanto isso! Se você provar que entende bastante sobre o assunto, lendo posts/livros, acompanhando as novidades da área, assistindo palestras, etc. você tem tudo que precisa pra, pelo menos, arrumar um estágio na área.

Se você mostrar que entende razoavelmente sobre algumas áreas de marketing digital, ler certos livros, realmente absorvendo o conteúdo deles, aplicar o que aprendeu do jeito que puder (criando contas em mídias sociais, por exemplo). Isso já seria o suficiente para que eu te contratasse, por exemplo.

Na área de atendimento as barreiras de entrada são ainda menores, você precisa “apenas” saber se comunicar muito bem e ter bastante empatia. Você não precisa aprender uma skill nova ou de uma graduação; você precisa mais é ter uma afinidade para esta área.

Não vou me alongar mas outras áreas como design digital e negócios/comercial funcionam da mesma forma. Caso tenha interesse, deixe um comentário que entrarei em detalhes sobre uma dessas áreas.

O que é preciso então?

É clichê mas é a verdade, você precisa é de dedicação!

Principalmente pra trabalhar com internet, onde as coisas mudam num ritmo muito rápido. Você precisa estar sempre se mantendo informado e querer sempre aprender mais sobre as suas áreas e também sobre áreas relacionadas a sua.

Você não vai aprender o necessário em 1 semana ou 1 mês; e mesmo que você queira trabalhar com marketing, você terá que aprender alguns conceitos de TI.

Além disso, como as barreiras de entrada são pequenas pra você, elas também são para todo mundo. Ou seja: a concorrência é maior. Porém, nada preocupante já que a demanda atualmente nessas áreas é enorme!

Estou aqui para ajudar

Falei que o que você precisa é basicamente dedicação. Apesar de ser verdade, não é algo fácil de se manter. Ouvi muitas pessoas me dizerem que gostariam de virar programadores; troquei ideia com elas, indiquei posts, livros, graduações e disponibilizei meu tempo a elas para quando precisassem.

Sabe quantas dessas pessoas realmente se dedicou? Zero.

Muitas pessoas tem a vontade de mudar de vida, de começar a trabalhar em outra área, porém, poucas tem a força de vontade e fazem o necessário para tornar esse sonho realidade. Como já dizia o Mestre Yoda:

Mas se você estiver se sentindo como o Jeff, deixe um comentário e vamos trocar uma ideia. Quem sabe eu, ou outro leitor, não pode ajuda-lo de alguma forma 😁

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *