Outro dia eu li um post no Facebook que dizia:
Uma coisa que não levo a sério é “o guru do post viajando pelo mundo”.
Esse papo de digital nomad é uma besteira danada. Eu fiz isso, comprovei por mim mesmo. É inviável viver 90% do tempo trabalhando nas piores condições possíveis. Internet vai falhar. Vôo vai atrasar. E por ultimo, viagem é bom para você aproveitar, ou para fazer dinheiro. As duas coisas ao mesmo tempo quer dizer que você não está fazendo nenhuma das duas bem.
Escolha suas referências por outros parâmetros. O que ele fala demonstra alto nível de expertise? Ou o que ele mostra como resultado mostra que ele tem sucesso? Sucesso é facilmente inventado. Expertise não.
Nos comentários deste post vi múltiplas pessoas concordando com o que foi dito e achei que valia a pena mostrar a minha visão desses pontos.
Por estar há 2-3 anos vivendo como nômade digital e ter trabalhado de diferentes formas nesse meio-tempo, posso afirmar que é possível sim viver como nômade digital e ser produtivo.
Qualquer pessoa consegue fazer isso? Sim. Desde que seja organizado e tenha disciplina.
Vou responder ponto-a-ponto os comentários feitos dando a minha visão sobre eles e dicas de como supera-los.
“É inviável viver 90% do tempo trabalhando nas piores condições possíveis”
Concordo plenamente com isso! Eu tentei ficar trabalhando de cafés ou em sofás de Airbnbs baratos e tampouco consegui ser produtivo.
Porém, quem disse que os nômades digitais precisam fazer isso? Muitos trabalham de coworkings, o que tenho feito em todas as viagens recentes. Outros alugam airbnbs que tem boas mesas/cadeiras e uma internet de alta velocidade.
Eu estou agora mesmo escrevendo este post de um Airbnb em Porto, Portugal, com internet de 100 megas. Bem melhor do que a internet de vários amigos meus que moram no Rio de Janeiro, por exemplo.
Trabalhei produtivamente em diversas outras cidades que muitos poderiam pensar que seria difícil, que teriam uma infra-estrutura ruim, como: Ho Chi Minh no Vietnam, Chiang Mai na Tailândia e Tewkesbury, no interiorzão do Reino Unido.
“Internet vai falhar”
Se você trabalha de casa, a internet possivelmente vai falhar. Mas é como em qualquer outro lugar do mundo. Sua internet da Virtua ou da Copel também pode falhar.
Pouquíssimas vezes tive esse tipo de problema e ele aconteceu mais vezes em coworkings do que nos apartamentos onde morei. De qualquer forma, assim como não nômades, eu sempre tenho alternativas para esses casos, como usar a internet 4G do meu celular.
“Vôo vai atrasar”
Nesse ponto eu provavelmente sou exceção, pois nunca tive uma mala extraviada, nem nenhum voo atrasado por muitas horas.
Tem o fator sorte nesse caso mas você também sempre pode contribuir com ela ao diminuir a frequência com que você muda de cidade. Eu tento ficar o máximo de tempo que meu visto permite em cada destino. Geralmente fico 2-3 meses em cada cidade/país antes de mudar pra outro.
“Viagem é bom para você aproveitar, ou para fazer dinheiro”
Acho triste que algumas pessoas não percebam o que eu considero o maior valor da vida nômade: viver como um local em culturas totalmente diferentes da sua!
São tantas coisas pequenas que vivenciei mas que mudaram minha forma de enxergar o mundo. Vou listar apenas algumas coisas aleatórias que vivi, como exemplo:
- ver como os hindus de Bali vivem a vida, seus valores e o que oferecem em seus “shrines caseiros”
- vivenciar o total desrespeito pelas leis de trânsito em Ho Chi Minh, onde os motoqueiros tratam a calçada como se fosse uma extensão da rua e também não existe mão e contra-mão
- na Tailândia, ver todo mundo parar qualquer coisa que estiver fazendo, no meio da rua/parque/calçada quando toca o hino do país
- nos cinemas Tailandeses, toda vez antes de começar o filme, passava um filminho de 2 minutos sobre o rei onde todos deveriam parar o que estivessem fazendo e levantar em forma de respeito ao rei
- ter comido em restaurantes realmente familiares, onde as mesas ficam na casa das pessoas e somos tratados como amigos e não apenas clientes. Brincávamos com o cachorro da família, nos deram frutas que nunca havíamos provado e aipim frito!
Além dessas “coisas pequenas”, morar por 2-3 meses também me permitiu fazer diversas outras coisas que mesmo viajando por 2 semanas inteiras eu não conseguiria.
Seja porque não haveria tempo hábil, porque é desgastante ficar o dia inteiro na rua por vários dias seguidos em uma viagem longa, ou porque muitas coisas só ocorrem no final de semana (no qual eu só teria 2 disponíveis).
Durante esses 2-3 anos que vivi como nômade, também aprendi muitas coisas novas no lado profissional, trabalhei com diferentes empresas e também vivi experiências incríveis! (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6…)
E eu certamente não teria tido nem tempo, nem dinheiro pra bancar todas essas experiências se eu não estivesse já morando nessas cidades.
“O que ele mostra como resultado mostra que ele tem sucesso?”
O que é sucesso pra você? Sucesso, assim como felicidade, é algo bem relativo e pessoal. O meu “resultado”, pode não ser considerado um sucesso pra você, caso tenha valores diferentes do meu.
Sem entrar em considerações filosóficas, vou usar o meu amigo Mauro como exemplo. Para ele, ser feliz é trabalhar com o que gosta, numa empresa legal, jogar videogame com sua esposa, e ter todos os bonecos do One Piece que puder (zueira, Mauro). Ele poderia viajar a cada trimestre se quisesse mas não vê valor nisso. Prefere guardar e investir seu dinheiro.
Meus valores são bem diferentes dos dele. Eu não tenho dinheiro guardado no banco ou investido em ações. Não tenho um apartamento próprio, tampouco tenho um alugado ?
Mas me considero bem-sucedido pois estou muito feliz com a minha vida nômade onde posso escolher no que quero trabalhar, quando quero trabalhar, e posso ter incríveis experiências de vida todo mês!
A vida nômade é a melhor coisa do mundo, então?
Definitivamente não. Tem várias dificuldades e inclusive acho que vou dar uma pausa nela em breve #spoiler. Tampouco é uma vida que todos aguentam. Muitos não conseguem ficar tão longe de amigos e familiares, por exemplo.
Também não recomendo acreditar em tudo que esses gurus da vida nômade falam. Principalmente se ele tem algum serviço ou vende algum infoproduto pra nômades ?
Porém, reitero: é possível viver como nômade digital e ser bem produtivo sim. Se quiser o caminho das pedras, pode tirar dúvidas ou pedir dicas que ficarei feliz em ajudar.
9 Comentários
23/04/2020
Esse tipo de comentário que o carinha fez, dizendo que é IMPOSSÍVEL viver como nômade, é só pq ele n tentou.
Qualquer amigo nosso que é nômade vai confirmar que é MUITO possível viver assim, e que eles gostam da vida que têm.
As pessoas tendem a achar impossível fazer algo que elas não estão familiarizadas e isso é até compreenssível, mas é chato que o pessoal que concordou não tenha parado pra refletir, só concordou e pronto.
Fico vendo nossos amigos comentando que gostariam de viver assim, mas não se acham corajosos o bastante, ou tem um trabalho que não permite trocar pra remoto, filhos pra criar, etc. Coragem é fácil arrumar, trocar de área nem tanto, congelar os filhos pra descongelar na volta não rola.
Eu daria todas as dicas da vida, se as pessoas realmente quisessem virar nômades, mas quem pediu dica virou ilegal ou dropou a idéia, então não sei como fazer isso de uma forma eficiente lol.
23/04/2020
O “carinha” viajou para
2017 – 11 paises e 32 cidades
2018 – 27 paises e 58 cidades
2019 – 6 paises e 18 cidades
2020 – 4 paises e 8 cidades
(sendo que tirei 6 meses no brasil entre 2019 e 2020 para relaxar e agora o mundo parou completamente.)
Infelizmente, meu post foi tirado de contexto. Ele é uma crítica a GURUS, influencers de nomadismo que tem como fonte principal de renda, vender nomadismo em sí.
Veja, eu comento no post que existem profissões que são mais amigaveis ao nomadismo do que outras, no topo estaria o fotografo, logo a seguir, copywriter e programador. Em menor escala mas ainda viável designer. Daí vem o arquiteto, especialista de marketing digital, escritor, e muitos outros… Mas sinceramete, já não é mais tão simples.
Eu investi pesadíssimo em ter um sistema robusto e resiliente aos problemas de viagens. Isso incluí até internet via satélite. Mesmo assim, cheguei a conclusão que para mim não dá. E olha que eu sou dono da minha própria empresa, sou bem tech savvy, tenho todos os gadgets e softweres que podem facilitar a vida nesta empreitada.
Muita, mas muita gente mesmo está achando que pode, na verdade não pode e vai quebrar a cara.
Mas eu só coloquei a minha opinião. Todo mundo é livre para ter a sua própria, e para a viver a vida da forma como bem entender.
Eu não sou guru de ninguém. Nem quero ser.
23/04/2020
O problema do que você fez tá na sua própria resposta. Não é normal viajar 58 vezes em um ano. Isso deve estar perto do tanto de viagem que o meu pai, que é piloto, faz! Viver desse jeito deve ser uma merda, pq n é o mesmo que morar em um lugar.
Ficando 1 mês por cidade já acho pouco, um dia é ridículo! Isso nem pra considerar como nomadismo. É o mesmo que morar no RJ e trabalhar em Rio das Ostras. É só cansativo.
De que adianta ter uma porrada de carimbo no passaporte se vc nem conheceu o lugar direito?
23/04/2020
Tenho acompanhado bastante a tua vida nômade nesses anos. Vi que realmente é super possível. Mas antes de embarcar nessa jornada eu definitivamente recomendo ler um pouco sobre produtividade e colocar em prática pra tudo sair menos traumático.
Seu ponto sobre focar em viver as experiências locais é algo que acredito muito e quero MUITO viver essa experiência. Hoje tenho MUITO mais maturidade em vários aspectos na minha vida pra abraçar esse estilo de vida ;D
23/04/2020
Bora, lek! Pra tu falta mais é a coragem mesmo. Pensa no caso do Anthony, que entrou nessa “do nada” e deu bom. Aproveite enquanto ainda é jovem e, como a Debs falou, não tem filho ou algo do gênero te prendendo! (não que seja impossível, já vi famílias nômades mas eu acho loucura)
23/04/2020
Quando o Corona passar, Cosme Nômade Faé vai entrar em campo!
23/04/2020
Acho que você tirou meu post de contexto. A um ponto que parece que estamos falando de coisas diferentes. E não entendi, você fez um blog post inteiro em resposta a meu post? rs
Issoi foi no mínimo atípico para mim, mas beleza.
Voltando, se você reler, vai ver que ele é sobre GURUS.
Influencer de nomadismo digital. Quem VENDE para você que é moleza, mas ele mesmo está ganhando vendendo nomadismo, não tem um compromisso externo de verdade, prazo, essas coisas.
Se você leu aqui nos comentários, viu também que falei que existem profissões que são mais amigáveis para o nomadismo que outras. No topo da lista está fotógrafos, logo a seguir, copywriter, programador… e vai caindo.
Você de desenvolvedor. Há de se concordar que você precisa de internet, mas você não precisa de internet como alguém que precisa constantemente fazer ‘streaming’, por exemplo. Ou precisa renderizar algo pesado com frequência.
Ou precisa lidar com 20 stackholders diariamente e não pode se dar ao luxo de constantemente dar uma bola fora devido a coisas que dão errado numa viagem…
A propósito, você disse que está em porto, está preso aí agora por causa do corona? Te atrapalhou alguma coisa?
Eu vim para Áustria vender meu apartamento, e agora estou preso aqui. Não vai dar para ir para o Brasil assinar uma fusão que estava para acontecer. Entre outros compromissos importantes.
Acho que você não entendeu que meu post foi um alerta contra impostores que fazem parecer que a vida de nômade digital é acessível a todos, enquanto na verdade, não é. É acessível sim, para alguns. Não para todos.
25/04/2020
Grande Cayo!
Tenho acompanhado cada vez mais o seu blog e tenho achado bastante interessante, pfv não pare com as postagens. rs
Achei legal o Rafael comentar aqui e explicar o ponto de vista dele e sobre o que ele estava dizendo, acho que contribuiu com o post.
Acredito que pós pandemia muitas empresas começarão a ver benefício do trabalho remoto e passem a adotar isso como prática, possibilitando outras pessoas de adotarem uma vida de nômade. Espero tentar isso em breve, começando com cidades/estados vizinhos e quem sabe um outro país num futuro próximo.
Aquele Abraço!
25/04/2020
E aeee cara, quanto tempo! Legal ler seu feedback 😀
Eu concordo com você que a pandemia está obrigando muitos a trabalhar remotamente e isso vai acabar possibilitando muitos outros entrarem na vida nômade mas ainda acho que não serão muitas pessoas que efetivamente tentarão. É uma vida bem complicada, muito fora da zona de conforto, longe da família, dos amigos, cheia de imprevistos e dificuldades.
Mas se tu animar mesmo e quiser alguma dica ou tirar dúvida, só falar. Não sou expert nisso mas também posso falar da experiência de alguns amigos BRs e gringos.
Abração!