Nos dias de hoje, todo muito está super enrolado e com vontade de responder sem tempo irmão pra tudo né? E acho isso bastante compreensível.
Mas então como posso aprender uma nova habilidade ou estudar algo importante pra minha carreira profissional se passo o dia inteiro no trabalho ou na faculdade!?
Sem contar várias outras coisas importantes como:
- fazer dever de casa
- ir a academia (saúde ?)
- preparar as refeições
- cuidar do filho
- namorar
- levar cachorro pra passear
- jogar videogame (também temos que nos distrair um pouco)
Neste post vou falar sobre uma estratégia que lhe ajudará bastante nessa situação. Já a utilizei múltiplas vezes, alguns amigos também já a usaram após minha recomendação, e todos acharam excelente!
Não estarei falando só em teoria mas da minha experiência e de algumas outras pessoas.
Planejamento
Para começar, você deve definir algo que irá fazer diariamente, uma tarefa que não leve mais de 30 minutos mas que esteja alinhada com o seu objetivo. Por exemplo:
- se você quer ter um blog ou escrever um livro, sua tarefa diária pode ser: escrever por 15 minutos.
- se deseja ler mais, sua tarefa pode ser: ler pelo menos 2 páginas de um livro.
- se deseja estudar marketing, sua tarefa pode ser: ler 1 artigo.
Pode parecer pouco mas o que mais importa é criar o hábito! Além disso, muitas vezes você perceberá que ficou tão focado que escreveu por 30 minutos ou leu 1 capítulo inteiro.
A estratégia do Seinfeld
Jerry Seinfeld (sim, o ator da famosa série de TV Seinfield) é um dos comediantes mais bem-sucedidos do mundo. Uma vez, ele deu a seguinte dica para um comediante iniciante:
A melhor forma de ser em sucedido é criar piadas melhores e a melhor forma de criar piadas melhores é escrever piadas todos os dias.
Arrume um calendário onde coubesse o ano todo e o pendure na parede. Depois, para cada dia em que você cumprir sua tarefa de escrever, marque um X no dia correspondente.
Depois de alguns dias, você terá começado a criar uma corrente de produção. Mantenha-se nessa corrente e ela crescerá a cada dia. Você verá a corrente se desenvolvendo a cada semana, a cada mês. A partir daí, seu único trabalho será não quebrar essa corrente.
Pra ficar menos teórico, aqui vai uma foto do ano passado do calendário da Debs:
Quebrei a corrente, o que faço?
Uma dica que o James Clear dá é pensar em “never miss twice” e essa é uma das melhores dicas que eu apliquei pra essa estratégia!
É compreensível você falhar um dia ou outro, seja porque você teve que trabalhar até tarde, seu filho ficou doente ou alguma outra emergência. Mas o que acontece nesses casos, é o mesmo quando você começa a faltar a academia. A preguiça começa a aparecer junto com a vontade de desistir.
Esse pensamento “nunca falhe dois dias seguidos“, vai te permitir a sempre voltar ao hábito. Além de reconhecer que somos humanos, não somos perfeitos, e algum dia iremos quebrar a corrente ?♂️
Bonus: ao mensurar o seu progresso, ao marcar o X no calendário, você sente uma sensação de vitória, de “eu consegui!”. Isso serve como uma recompensa de curto prazo para o seu cérebro.
Casos reais de uso
Casos de uso meus ou de amigos que usaram essa técnica e que deu certo:
- Eu aprendi uma nova linguagem de programação
- Debs estudou (e ainda estuda diariamente) motion design
- Luan treinou suas (excelentes) habilidades de ilustração
- Lucas finalmente terminou a monografia da faculdade e depois usou para estudar produção musical
- Eu trabalhei (e ainda trabalho diariamente) nos meus projetos
Tem algo que você queira priorizar e se dedicar a aprender/estudar/melhorar diariamente? Já usou essa técnica antes? Comente contando sua experiência ?