Como aprender algo novo ou melhorar uma habilidade mesmo sem ter tempo

Como aprender algo novo ou melhorar uma habilidade mesmo sem ter tempo

Nos dias de hoje, todo muito está super enrolado e com vontade de responder sem tempo irmão pra tudo né? E acho isso bastante compreensível.

Mas então como posso aprender uma nova habilidade ou estudar algo importante pra minha carreira profissional se passo o dia inteiro no trabalho ou na faculdade!?

Sem contar várias outras coisas importantes como:

  • fazer dever de casa
  • ir a academia (saúde 🥇)
  • preparar as refeições
  • cuidar do filho
  • namorar
  • levar cachorro pra passear
  • jogar videogame (também temos que nos distrair um pouco)

Neste post vou falar sobre uma estratégia que lhe ajudará bastante nessa situação. Já a utilizei múltiplas vezes, alguns amigos também já a usaram após minha recomendação, e todos acharam excelente!

Não estarei falando só em teoria mas da minha experiência e de algumas outras pessoas.

Planejamento

Para começar, você deve definir algo que irá fazer diariamente, uma tarefa que não leve mais de 30 minutos mas que esteja alinhada com o seu objetivo. Por exemplo:

  • se você quer ter um blog ou escrever um livro, sua tarefa diária pode ser: escrever por 15 minutos.
  • se deseja ler mais, sua tarefa pode ser: ler pelo menos 2 páginas de um livro.
  • se deseja estudar marketing, sua tarefa pode ser: ler 1 artigo.

Pode parecer pouco mas o que mais importa é criar o hábito! Além disso, muitas vezes você perceberá que ficou tão focado que escreveu por 30 minutos ou leu 1 capítulo inteiro.

A estratégia do Seinfeld

Jerry Seinfeld (sim, o ator da famosa série de TV Seinfield) é um dos comediantes mais bem-sucedidos do mundo. Uma vez, ele deu a seguinte dica para um comediante iniciante:

A melhor forma de ser em sucedido é criar piadas melhores e a melhor forma de criar piadas melhores é escrever piadas todos os dias.

Arrume um calendário onde coubesse o ano todo e o pendure na parede. Depois, para cada dia em que você cumprir sua tarefa de escrever, marque um X no dia correspondente.

Depois de alguns dias, você terá começado a criar uma corrente de produção. Mantenha-se nessa corrente e ela crescerá a cada dia. Você verá a corrente se desenvolvendo a cada semana, a cada mês. A partir daí, seu único trabalho será não quebrar essa corrente.

Pra ficar menos teórico, aqui vai uma foto do ano passado do calendário da Debs:

Foto antiga do calendário da Debs

Quebrei a corrente, o que faço?

Uma dica que o James Clear dá é pensar em “never miss twice” e essa é uma das melhores dicas que eu apliquei pra essa estratégia!

É compreensível você falhar um dia ou outro, seja porque você teve que trabalhar até tarde, seu filho ficou doente ou alguma outra emergência. Mas o que acontece nesses casos, é o mesmo quando você começa a faltar a academia. A preguiça começa a aparecer junto com a vontade de desistir.

Esse pensamento “nunca falhe dois dias seguidos“, vai te permitir a sempre voltar ao hábito. Além de reconhecer que somos humanos, não somos perfeitos, e algum dia iremos quebrar a corrente 🤷‍♂️

Bonus: ao mensurar o seu progresso, ao marcar o X no calendário, você sente uma sensação de vitória, de “eu consegui!”. Isso serve como uma recompensa de curto prazo para o seu cérebro.

Casos reais de uso

Casos de uso meus ou de amigos que usaram essa técnica e que deu certo:

  • Eu aprendi uma nova linguagem de programação
  • Debs estudou (e ainda estuda diariamente) motion design
  • Luan treinou suas (excelentes) habilidades de ilustração
  • Lucas finalmente terminou a monografia da faculdade e depois usou para estudar produção musical
  • Eu trabalhei (e ainda trabalho diariamente) nos meus projetos

Tem algo que você queira priorizar e se dedicar a aprender/estudar/melhorar diariamente? Já usou essa técnica antes? Comente contando sua experiência 😁

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *