Síndrome do Impostor – O que é? Eu tenho? Como superar?

Síndrome do Impostor – O que é? Eu tenho? Como superar?

Recentemente percebi que estava pensando algumas coisas na linha da síndrome do impostor (também conhecida como fenômeno do impostor). Programadores, designers e outras pessoas de áreas criativas acabam sofrendo bastante com isso; mas não são os únicos.

Neste post vou lhe ensinar o que é essa síndrome, como identifica-la e como lidar com ela. Mesmo que nunca tenha passado por isso, é muito útil saber identificar para caso a tenha no futuro ou para ajudar um amigo a identificar o que ele está passando.

O que é a Síndrome do Impostor?

Ela ocorre quando você sente que é um charlatão, que a qualquer momento alguém pode descobrir que você é uma fraude. Você sente que não pertence ou não mereceu chegar onde está, que só conseguiu alcançar suas conquistas por sorte.

Essa síndrome pode afetar qualquer pessoa, não importando seu nível social, cargo, área de trabalho ou nível de expertise.

Mesmo fazendo um bom trabalho, você não sente que é bom no que faz ou que está melhorando. E quanto mais você conquista, mais se sente uma fraude. É como se não conseguisse internalizar suas experiências de sucesso.

Como identificar se você tem

Alguns dos sinais mais comuns:

  • baixa autoconfiança;
  • medo de não corresponder às expectativas;
  • não conseguir avaliar de forma realista suas competências e habilidades;
  • atribuir suas conquistas a fatores externos;

Preste atenção nesses sinais, pois o que inicialmente pode gerar apenas um pouco de ansiedade, mais tarde pode levar a depressão.

Como superar?

O primeiro passo é identificar e admitir que está sofrendo essa síndrome.

Superar não é fácil pois geralmente as causas estão ligadas a traumas passados ou a certas crenças que você tem de si mesmo e que precisam ser confrontadas.

Converse com outras pessoas sobre o que está sentindo. Verbalizar essas coisas irracionais lhe ajudará a perceber como não faz sentido se sentir assim. Além disso, guardar esse tipo de sentimento não faz bem a ninguém.

Liste em um papel todas as suas conquistas, suas habilidades e tudo o que você faz bem. Releia tudo, pare um pouco e reflita. Não é sorte, você se dedicou e se esforçou pra chegar onde está 💪

Questione seus próprios pensamentos. Faz realmente sentido se sentir uma fraude? Você não estudou e trabalhou tanto pra chegar onde está? Certamente não foi graças a um bilhete de loteria…

Perceba que para se sentir um impostor é necessário ter atingido um nível de sucesso na vida, o sucesso que você está atribuindo a pura sorte.

Orgulho e gratidão, é isso que você deveria sentir por tudo que já alcançou ❤️

1 Comentário

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *