Como diminuir a vontade de comer doce, beber mais água e mudar outros hábitos

Como diminuir a vontade de comer doce, beber mais água e mudar outros hábitos

Podemos melhorar muito nossa vida mudando pequenos hábitos:

  • comer menos doce;
  • beber mais água;
  • ler mais livros;
  • não ficar no celular por horas na cama quando acorda ou antes de dormir;

Aprendendo apenas uma coisa ao ler este post, eu garanto que você será capaz de mudar todos os hábitos que escrevi acima e vários outros.

Mudando nosso ambiente, mudamos nossos hábitos

Um estudo foi feito no Massachusetts General Hospital, seu objetivo era melhorar os hábitos de consumo dos frequentadores da cafeteria do hospital de forma passiva, sem falar nada com nenhuma dessas pessoas.

Para isso, eles mudaram o layout da cafeteria e a disposição dos produtos a venda. Os refrigeradores que estavam mais perto dos caixas, que antes continham apenas refrigerante, agora também teriam água disponível. Também foram adicionadas cestas com garrafas de água em diversas partes da sala.

Para ilustrar melhor, veja nessa imagem o antes e depois:

Mudanças na cafeteria, o antes e o depois

Graças a essa mudança no ambiente, as vendas de refrigerante caíram 11,4% e as vendas de garrafas de água aumentaram 25,8%! E essa mesma estratégia foi aplicada à comida, também obtendo uma melhora significativa.

O fato é que muitas vezes nós fazemos ou consumimos algo não porque precisamos ou queremos, mas simplesmente porque estava disponível e de fácil acesso.

Quantas vezes lhe ofereceram um biscoitinho e mesmo sem estar com fome você aceitou?

Quantas vezes você foi à cozinha fazer algo mas acabou pegando um doce ou biscoito que viu em cima da mesa?

Quantas vezes foi na geladeira pegar algo para beber e bebeu uma besteira ao invés de água porque deu vontade quando viu?

Já entendeu né? Agora vamos a como mudar isso: mudando o ambiente ao seu redor. Voltarei aos exemplos que dei no início ensinando como mudar cada um deles.

Como comer menos doce?

Se você os come em casa: pegue as balas, chicletes, chocolate e todos os doces da sua casa que você quer evitar comer e dificulte seu acesso a eles.

Coloque todos eles na última gaveta do móvel da cozinha ou dentro do armário mais longe da entrada da cozinha. Aproveite para facilitar o acesso a outras comidas mais saudáveis, deixe umas frutas sobre a mesa da cozinha, uma barra de cereal ou qualquer outro item que preferir.

Com o passar do tempo, você perceberá que os doces estão durando mais e que está consumindo opções mais saudáveis do que consumia antes.

Como beber mais água?

Compre uma garrafa térmica das boas, aquelas metálicas por dentro e bonitas por fora, que mantém o líquido gelado por horas! Deixe-a sempre em cima da sua mesa do trabalho.

Pronto.

Ao começar a trabalhar, irá olhar pra garrafa e lembrar que precisa enchê-la. Durante o trabalho, ao parar pra pensar em algo, ou enquanto um vídeo carrega, irá olhar a garrafa e sem perceber irá beber água.

Como ler mais livros?

Pegue o livro que deseja ler e coloque em cima do seu travesseiro. Sempre quando for deitar para dormir, pegue-o, leia algumas páginas ou 1 capítulo, depois coloque-o ao lado da cama.

Ao acordar, pegue o livro e o coloque novamente em cima do travesseiro.

Como evitar usar o celular antes de dormir e ao acordar?

Tire o carregador do quarto. Quando entrar em seu quarto para dormir, coloque seu celular para carregar em outro cômodo. Nem o leve para o quarto.

Bônus: você dormirá melhor pois diminuirá a quantidade de luz azul absorvida antes de dormir e também evitará certos estímulos que você sente ao ver e ler certas coisas em seu celular.

Combo: tirar ele do alcance de sua mão ao acordar evitará que você perca um tempão no Twitter antes de levantar da cama. Evitando estresse ao ter que correr pra se arrumar porque está atrasado para o trabalho.

Conclusão

Com pequenas mudanças no nosso ambiente de casa ou do trabalho podemos mudar nossos hábitos. Hábitos melhores nos permite ter uma vida melhor.

Claro que essa simples estratégia não funciona para criar ou mudar todo tipo de hábito. Ela é muito eficaz para pequenas mudanças com pouquíssimo esforço.

Eu já apliquei várias dessas mudanças na minha vida, realmente funciona muito bem. Teste agora mesmo com algum hábito que deseja mudar, não deixe para depois!

Se você tem uma boa dica de algo que você mudou no seu ambiente e que trouxe um benefício pra sua vida, compartilhe conosco aqui nos comentários 👍

1 Comentário

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *